Igualdade x Equidade
- VOIX RH

- 14 de jan. de 2024
- 2 min de leitura
Qual o sentido da igualdade se não existe a equidade?
Recentemente, assistimos na mídia televisiva, um exemplo claro sobre este tema. A situação ali vivenciada, é um retrato das vivências diárias sobre o tema que estamos abordando. A proposta foi de que todos os participantes tivessem o mesmo principio de igualdade com relação aos desafios, mas não tiveram a preocupação com a equidade, sendo que obviamente, nem todos poderiam participar com os mesmos êxitos de outros. A igualdade é um princípio fundamental em uma sociedade justa e democrática. No entanto, a mera igualdade não garante justiça e equidade. A equidade, por sua vez, refere-se à justiça e imparcialidade na distribuição de recursos e oportunidades. Portanto, é importante questionar o sentido da igualdade se a equidade não está presente.
Para que a igualdade tenha sentido, é necessário que haja equidade. Isso significa reconhecer as diferenças de cada indivíduo e garantir que todos tenham acesso às mesmas oportunidades e recursos, levando em consideração as desigualdades existentes. A equidade requer a implementação de políticas e práticas que visem a redução das disparidades e a promoção da justiça social.
Em um contexto mais amplo, a equidade também está relacionada à distribuição justa de recursos em nível global. Países desenvolvidos têm a responsabilidade de garantir que as nações em desenvolvimento tenham acesso aos recursos necessários para o seu desenvolvimento sustentável. Sem equidade nesse sentido, a igualdade de oportunidades e qualidade de vida continuará a ser uma utopia.
É preciso reconhecer que a igualdade sem equidade é insuficiente para garantir justiça e inclusão. Devemos trabalhar para criar sociedades mais equitativas, onde as diferenças individuais são valorizadas e todas as pessoas têm acesso igualitário a recursos e oportunidades.
Só assim a igualdade terá um sentido real e significativo.




Comentários